Como funciona uma consultoria empresarial

Se você está buscando compreender como funciona uma  consultoria empresarial, você terá nesse artigo uma visão geral sobre o assunto e ainda poderá aprofundar através dos materiais e conteúdos que a HACE disponibiliza.

Primeiramente, é importante esclarecer alguns aspectos  sobre consultoria empresarial:

Ao contrário do que muitos dizem, consultoria não é um luxo acessível apenas para poucas empresas;
Os consultores não tomarão o poder da empresa, e a tomada de decisão continuará sendo de responsabilidade daqueles que dirigem a empresa;
Consultoria empresarial pode ser contratada por empresas de todos os portes;
Há diversas modalidades de trabalho, que podem ser aplicadas conforme os objetivos do cliente e as características da empresa de consultoria empresarial.
Dito de maneira simples: toda empresa (inclusive a sua) pode contar com o auxílio de consultores empresariais para melhorar os resultados. Apenas é preciso identificar qual consultoria está mais de acordo com a sua realidade e objetivos.

O princípio é a necessidade e a realidade do cliente

O funcionamento de uma consultoria empresarial está diretamente relacionado à realidade em que o cliente se encontra e quais necessidades precisam ser atendidas. Ou seja, o que determina como acontecerá a consultoria são os objetivos que o cliente quer e precisa alcançar, e não um modelo pré-definido de atuação da consultoria. Daí a importância de quem deseja contratar uma consultoria entender a fundo a realidade que está vivendo e o que está buscando (nós exploramos essa questão nesse artigo: Quando contratar uma consultoria empresarial).

Supondo que uma empresa esteja buscando revisar os seus procedimentos e tornar a empresa mais produtiva; então, esse será ao ponto de partida (pois essa é a necessidade). Se uma empresa quer conhecer melhor o seu mercado e aumentar as suas vendas, então a consultoria terá a sua execução a partir dessa busca. E assim sucessivamente.

O foco é o objetivo a ser alcançado

Se o ponto de partida é a realidade e a busca do cliente, o foco do trabalho da consultoria é o objetivo que deve ser alcançado. Isso significa que os consultores trabalharão a partir da realidade, mas visando algo futuro.

Esse é um fator importante: o trabalho de uma consultoria empresarial diz respeito à construção de algo, à conquista de um objetivo; trata-se de algo futuro, e por vezes inexistente. É por isso que o resultado de uma consultoria somente é percebido com o decorrer do tempo e, principalmente, ao término do trabalho. E na maioria dos casos, os frutos continuam a surgir mesmo após o término da consultoria.
Muitos empresários enxergam em uma consultoria algo quase que “mágico”: esperam que os consultores, quase que do dia para a noite, transformarão a sua empresa e alcançarão os objetivos por ele determinado. E por isso acabam se frustrando com a consultoria.

Contratar uma consultoria é trazer para dentro da empresa a experiência, os conhecimentos e a ajuda de consultores que trarão mais confiança e chances de sucesso para as tomadas de decisões e para as ações.
A consultoria é um meio muito eficaz para alcançar os objetivos justamente por encurtar o caminho, mas não por fazê-lo desaparecer.

Imagine que você deseja ir para um lugar onde nunca foi, ou que não teve tanto sucesso na última tentativa de ir. Porém, conhece uma pessoa (isto é, o consultor) que sabe ir e vai com frequência a esse lugar, e faz isso no melhor tempo e forma. Se essa pessoa te acompanhar no trajeto, não fará com que o caminho desapareça, mas fará com que você evite os perigos existentes e que não cometa falhas que podem ser evitadas, e com isso você não apenas chega ao lugar desejado, mas chega muito bem.

Como funciona – Diversas áreas de atuação

Para entender como funciona uma consultoria empresarial é preciso ainda compreender que há muitas áreas de atuação que podem ser exploradas.

Você pode contratar uma consultoria que melhore o seu controle financeiro, ou uma consultoria que te ajude a monitorar o mercado e aumentar as vendas; pode ainda optar por um auxílio na gestão de pessoas para melhorar o desempenho dos funcionários; ou quem sabe o desenvolvimento da sua estratégia de crescimento para os próximos anos. As opções são muitas, e o que vai determinar a melhor escolha é a situação em que a empresa se encontra no momento e quais objetivos quer alcançar.

Uma boa ajuda para compreender a situação atual da sua empresa e identificar quais objetivos devem ser alcançados é utilizar o Guia Rápido de Diagnóstico Empresarial, desenvolvido pela HACE.

A execução da consultoria empresarial durante o tempo

Outro fator muito importante sobre o funcionamento de uma consultoria diz respeito a como o trabalho é realizado no decorrer do tempo. Nós tratamos dessa questão no artigo: A importância da reunião entre o consultor e o cliente.

O trabalho da consultoria não é feito de forma isolada ou terceirizada. Isso significa que uma vez que sua empresa definiu os objetivos do trabalho, não basta entregar para os consultores e aguardar sentado pelo resultado. Trata-se de um trabalho de parceria.

Imaginando um trabalho que será executado durante seis meses, é essencial que o cliente compreenda que no decorrer desse tempo, diversas reuniões serão realizadas entre os consultores e os sócios e gestores da contratante, muitos dados serão solicitados, relatórios, análises e soluções deverão ser revisados e aprovados. Portanto, é fundamental que a empresa que contrata uma consultoria empresarial se organize para trabalhar em conjunto com o consultor. Mais do que isso, que aproveite do conhecimento e experiência do consultor para aprender e crescer.